quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Os Vingadores - Teoria Hulk

                Muita gente que assistiu “Os Vingadores” se pergunta: Por que Hulk ficou fora de si na SHIELD se logo depois Banner demonstra SEMPRE ter o controle sobre seu álter ego?

A resposta é até simples: Questão de Sobrevivência.

O Hulk clássico se manifesta em momentos raivosos do Dr. Banner. Pensando bem, o instinto natural ao sentirmos raiva é destruir o objeto que desencadeia tal sentimento. Só não o fazemos sempre por falta de capacidade para tal ou por medo de uma repercussão negativa... mas nenhuma das alternativas se aplica ao Hulk. Com a linha de raciocínio:
Raiva + Bruce Banner = Hulk, temos material para associações interessantes: 

*Dor (leva à raiva) + Bruce Banner = Hulk.

*Frustação (idem) + Bruce Banner = Hulk. 

*Ente querido em apuros(Ferido, morto, desaparecido e etc. leva ao sofrimento psicológico) + Bruce Banner =... Você já entendeu.

Forte, invulnerável e sem freio social...Esse cara sou eu!



                Desde tempos ancestrais a dor é associada à morte,por motivos óbvios  A frustação se instala quando queremos algo e não conseguimos. Por exemplo, se ficarmos com fome queremos comida. Se não nos saciamos, a raiva se instala. Se tentarmos resolver um problema e falharmos, ficamos com raiva... Pode até ser coisa boba, mas já pensou se fosse caso de vida ou morte e não conseguirmos resolver o problema? Frustração também lembra morte. Por fim, a impotência de ver um ente querido em apuros leva o indivíduo a uma gama de sentimentos, entre eles, a raiva. Nos casos citados, raiva e morte estão intimamente ligadas. De um jeito irracional e animalesco, a intenção do Hulk é proteger Bruce Banner. Para mantê-lo vivo, Hulk se comporta com selvageria e sua consequência básica é destruição.

Eureca!


                Por conta disso já foi expulso da terra, lutou contra Capitão América e o Homem Aranha nas ruas de Nova York e acabou se mudando para longe de tudo e de todos que poderiam lhe tirar do sério. Seu comportamento antissocial (violento) o leva ao afastamento, que leva a solidão, que leva a reflexão e a raiva por ser como é e viver como vive. Então a explicação dada no filme nos trás o pulo do gato: e se Dr Banner ficasse com raiva 100% do tempo? Hulk quer proteger Banner e não tomar sua vida, logo, Baner/Hulk tem um “insight”: A raiva não é o gatilho... nunca foi. A raiva é um elemento paralelo a situações de risco de vida, portanto, Hulk fica sobre domínio de Banner que agora pode escolher o momento certo para usá-lo. Na batalha contra os Chitauri, isso é demonstrado. Mas... e na nave da SHIELD? A tensão constante entre os vingadores, gerada pelo cetro de Loki culmina em todos apontando armas contra Bruce... Hulk está esperando o “ok” para agir. Se somarmos isso ao ataque surpresa dos capangas de Loki que provocam uma explosão que machuca Bruce Banner... Hulk toma o controle já que Banner está confuso e ferido. Hulk não difere mais aliados de inimigos pois o próprio Bruce tinha lá suas dúvidas. E assim temos uma incrível cena de batalha que culmina num spoiler gigante e irrelevante para o propósito da minha teoria. A situação da SHIELD foi atípica, e Hulk teve sua reação clássica de “besta-descontrolada-que-ataca-tudo-que-se-mexe” da mitologia que está no inconsciente coletivo do público, mas que na mitologia DO FILME não é a reação normal. Tal explicação vem apenas ao fim do filme pra causar um impacto, embora atrapalhe o entendimento a respeito do personagem Hulk . Mas quem se importa? A maioria estava pouco se fud#@&* para os porquês, afinal, seu “filtro emocional” é capaz de suportar uma inconsistência ou outra em prol da diversão... pelo menos alguma parte minha conseguiu. :) 

1 comentários:

ggab disse...

A sua teoria tem peso por duas coisas dentro do filme:

Quando Banner tenta se suicidar("eu atirei e o outro cara cuspiu a bala").

E o outro é um diálogo com a viúva negra. Ela está com a perna machucada e diz que ia proteger o Banner com a vida dela. Ele responde: "Sua vida? E a MINHA vida?" Traduzindo: o que vai acontecer comigo depois que você morrer, humanazinha fracote?

Mas mesmo naquele momento o cetro do Loki deve ter contribuído para o descontrole do Hulk. Pois o Hulk na nave da Shield estava no modo "besta homicida" enquanto o Hulk da invasão era selvagem, mas essencialmente benéfico, a ponto de obedecer o Capitas, dar um murro de brincadeira no Thor e salvar o Homem de Ferro.

Postar um comentário

 
Powered by Blogger